Antes de mais nada, ao sair as compras tenha em mente os atributos que devem ser excluídos do seu guarda-roupa. Por mais que as tendências da temporada de calor coloquem em alta, estampas exageradas e ricas em cores, procure passar longe dessa tendência e substituí-la por uma vertente mais delicada. Poás, florais liberty e xadrezes pequenos também estão “in” e não prejudicam o seu visual.
Listras horizontais além de compactar o tronco, agrega um volume desnecessário para quem possui um corpo esguio; logo, vale trocá-las por peças que acompanhem a silhueta com listras, debruns ou fendas no sentido vertical.
Evitar modelos que dividem o corpo, evidenciando o seu comprimento e também o das pernas pode facilitar a conquista de um melhor resultado! Os vestidos lisos, em uma única cor, e com poucos recortes são os mais indicados para construir um efeito “esticado”, já que um visual monocromático não marca início e fim dos membros inferiores e superiores conferindo um resultado mais alongado.
Para os decotes, o ideal é dispensar aqueles que cobrem o pescoço, como as golas altas; e investir no formato “V” profundo. Quando a peça apresentar botões, o truque é deixar sempre os mais próximos ao colo abertos para dar que essa região aparente ser maior do que realmente é.
Quando fizer questão de apostar na combinação de diferentes cores, atente para não parecer ainda mais baixa. Procure por vestidos que tragam tons vivos para a parte superior e reservem tonalidades mais neutras para a inferior. Para aderir à tendência dos cintos, opte sempre pelos modelos bem finos deste acessório e use-os logo abaixo do busto para aparentar possui pernas mais longas.
É sempre importante saber identificar os tecidos que favorecem o seu tipo de corpo; e, neste caso, os destaques ficam por conta da seda, do algodão, crepe e jérsei. Leves, eles apresentam um caimento fluído que atua positivamente no resultado da produção!
Tubinhos, transpassados, frente-única ou com um corte bem despojado e atual, os vestidos continuam sendo as melhores opções para uma mulher de baixa estatura acertar no seu look! E para garantir o sucesso em dias mais frios, a dica é combinar uma meia-calça com o sapato ou saia para criar a ilusão de pernas mais amplas.
Para aquelas que adoram vestidos longos, mas não sabem como usá-los, vale ressaltar que essa não é uma das melhores peças para criar um efeito alongado, mas eles podem ser usados por você sim! Quando for escolher o seu, opte por modelos com decote tomara que caia e no formato “A” em cores sólidas como o preto, verde oliva, roxo e marrom. Nesse caso procure por modelos mais soltos e fluidos. Use-os com sapatos de salto. Quem tiver pernas bonitas e esguias pode abusar dos curtos; já quem tem coxas muito grossas, quadril largo ou está acima do peso, pode optar por modelos que fiquem na linha do joelho ou um pouco mais acima. Deve-se evitar qualquer tipo de peça que seja ampla demais. Novamente, os retos são os mais indicados, como os vestidos tubo.
As peças de cintura alta dão a impressão de pernas mais longas, consequentemente verticalizando a silhueta. Mulheres com bastante busto devem preferir os modelos que ficam exatamente na linha da cintura, já as de busto menor podem subir um pouco mais. Peças de cintura alta não ficam bem em abdomens salientes, pois marcam demais. Mulheres acima do peso devem evitar peças como essas. Na parte de cima, peças sem alça, blazeres, casacos e blusa na altura dos quadris valorizam o corpo. Os looks monocromáticos são perfeitos para alongar o corpo, bem como os decotes em V. É importante evitar estampas muito extravagantes e grandes; as listras verticais são clássicas para deixar a silhueta alongada, e ainda disfarçam os volumes horizontais do corpo.
As saias devem ser em comprimentos mais curtos ou, quando longas, com finalização próxima ao tornozelo – aproximadamente quatro dedos acima é a medida ideal! Para criar essa ilusão de pernas maiores os cortes retos ou em um leve evesê são fundamentais, principalmente para os modelos encurtados.Volumes, tamanhos médios ou que tragam a cintura marcada podem dividir o corpo; o que enfatiza a baixa estatura; portanto, esqueça-os!