Seja Bem-Vindo ao Blog Petite Wear!!!

O Blog Petite Wear foi criado especialmente para divulgar e comentar sobre tendências de moda para mulheres pequenas, já que muitas vezes temos dificuldades de encontrar roupas apropriadas para nosso tipo físico. Espero que as baixinhas aproveitem e que a indústria da moda utilize este espaço para ter novas idéias para um público tão especial!

Por enquanto este espaço está em construção, portanto tenham paciência!!!


sábado, 23 de outubro de 2010

Tendências primavera-verão 2010-2011

As tendências da moda petite para a Primavera Verão 2010 2011 são as mesmas já apontadas para as coleções tradicionais. O diferencial dessas roupas não se dá nas características estéticas, e sim na adaptabilidade e funcionalidade que possuem para essas mulheres. Com mangas mais curtas, comprimentos menores, cavas mais fechadas e nos modelos certos essas vestes podem ajudar a alongar a silhueta e até disfarçar contrastes entre peso e altura que algumas dessas mulheres podem apresentar.

Aspectos positivos que as apostas da estação trazem para aquelas que se identificam com esse porte físico são as modelagens ousadas repletas de tamanhos míni e grandes decotes. O “V” profundo e a frente-única são duas formas que podem ter um resultado positivo em pessoas menores, já que alongam a altura do corpo, valorizando também os ombros. 

Evitar as muitas estampas da estação pode ser uma tarefa difícil, já que elas prometem ser vistas em muitos vestidos e blusas no verão de 2011, mas o retorno de uma onda romântica, com um quê dos anos 40 manterá os desenhos menores em alta, como os florais discretos que para aquelas que não abrem mão dos tecidos impressos são os mais indicados.

As padronagens também são boas opções para substituir as estampas da temporada. Aposte nas clássicas bolinhas pequenas e nas listras na vertical; fuja das horizontais que criam um visual desproporcional, aumentando a cintura e quadril, o que evidencia ainda mais a sua estatura.


A cintura mais alta, proposta há muito vista em grandes desfiles que tende conquistar mais adeptos nessa estação, apresenta um bom efeito nas mulheres petite. Essa característica para o jeans, por exemplo, ajuda a criar a ilusão de uma altura maior. 

A grande febre dos vestidos continuará em alta nas estações mais quentes de 2010 e 2011; portanto, aproveite para abusar dessa peça que deve ser sua grande companheira para o verão. O famoso e democrático tubinho pode ser um dos seus modelos preferidos, já que além de elegante, ele delineia o corpo e revela suas curvas.

A composição de looks monocromáticos possui um resultado melhor do que a combinação contrastante de cores para as mulheres pequenas. Procure adotá-los em vestidos e quebrar a monotonia com cintos e acessórios que destaquem o visual, como sapatos e bolsas em outra cor.  

Para aquelas que adoram vestidos longos, mas não sabem como usá-los, vale ressaltar que essa não é uma das melhores peças para criar um efeito alongado, mas eles podem ser usados por você sim! Quando for escolher o seu, opte por modelos com decote tomara que caia e no formato “A” em cores sólidas como o preto, verde oliva, roxo e marrom.

Dê preferência também para os tops de tecidos fluidos ou justos ao corpo. Evite usar roupas maiores que você, com modelagens amplas. Para as calças opte sempre pelas mais retas ou continue seguindo a tendência do modelo skinny.

Aproveite a temporada de calor para investir nos shortinhos curtos ou retos de alfaiataria. Desfrute do clima para abusar dos vestidos, que são ótimos aliados para dar um “up” no seu visual. Anote as tendências para a Primavera Verão 2010 2011 que valorizam sua estatura e adote as dicas em todas as estações para montar um guarda-roupa adequado. Com pequenas alterações e ajustes você conseguirá criar um visual que não só alonga sua silhueta, mas que com um bom resultado pode ajudar na sua confiança e auto-estima; e assim o desafio das compras pode, finalmente, se tornar algo prazeroso também para uma mulher petite.

Seguem os sites de algumas marcas que desenvolvem coleções ou parte delas para as petite woman:


Autor:  Camila Cemin Rolon
Equipe de Redação Portais da Moda Departamento de Moda

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Sapatos



 

As baixinhas também devem prestar atenção ao tipo de calçado escolhido. Os saltos são os melhores amigos das mulheres de estatura menor, mas ao contrário do que se pensa, os extremamente altos não valorizam este tipo físico – evidenciam ainda mais a falta de altura. O ideal é escolher saltos médios: as magrinhas, estilo mignon, podem optar pelos finos, as de pernas grossas e quadris volumosos devem preferir os mais grossos por uma questão de proporção. Sapatos muito fechados costumam a achatar a silhueta; os mais cavados e abertos são ideais para as baixinhas.Quando se diz respeito a sapatos, o ideal são os bicudos ou com aberturas levemente estreitas nos dedos, pois alongam a silhueta e dão mais elegância. É notável que mulheres pequenas queiram ficar mais altas, mas muitas vezes, saltos grandes ficam desproporcionais como o restante do corpo.A plataforma também deve ser evitada porque não favorece nem um pouco o visual.
 As botas estilo “anklee boot”, devido a sua altura que é no tornozelo, pode ser usada por todas as mulheres, porém as que possuem tornozelo grosso é preferível usá-las com calças . Elas combinam com a maioria das roupas, mas ficam ótimas quando usadas com vestidos e meias-calças na mesma cor do calçado, pois alonga a silhueta.Outra opção é usá-las com shorts de alfaiataria e calças estilo “jeggings”,pois criam um look irreverente e ousado.
Já as openboots, que são abertas na frente e/ou atrás, são mais indicadas para mulheres com pernas compridas e com tornozelos não tão grossos, pois ela dão impresao de mais volume nesse região. O cano das open boots também requer atenção, onde mulheres baixas, devem apostar nas que possuem pouco ou nenhum cano, já as que possuem pernas compridas não tem restrição. Para fazer uma produção legal com esse estilo de bota, aposte nas saias e vestidos curtos. Em um look mais moderno, os opens boots são acompanhados de leggings, meias-calças rendadas e/ou arrastão. 
As botas de cano médio e alto devem ser evitados pois quebram a silhueta, evidenciando a baixa estatura.

Saias e Vestidos


Antes de mais nada, ao sair as compras tenha em mente os atributos que devem ser excluídos do seu guarda-roupa. Por mais que as tendências da temporada de calor coloquem em alta, estampas exageradas e ricas em cores, procure passar longe dessa tendência e substituí-la por uma vertente mais delicada. Poás, florais liberty e xadrezes pequenos também estão “in” e não prejudicam o seu visual.
Listras horizontais além de compactar o tronco, agrega um volume desnecessário para quem possui um corpo esguio; logo, vale trocá-las por peças que acompanhem a silhueta com listras, debruns ou fendas no sentido vertical.  
Evitar modelos que dividem o corpo, evidenciando o seu comprimento e também o das pernas pode facilitar a conquista de um melhor resultado! Os vestidos lisos, em uma única cor, e com poucos recortes são os mais indicados para construir um efeito “esticado”, já que um visual monocromático não marca início e fim dos membros inferiores e superiores conferindo um resultado mais alongado.
Para os decotes, o ideal é dispensar aqueles que cobrem o pescoço, como as golas altas; e investir no formato “V” profundo. Quando a peça apresentar botões, o truque é deixar sempre os mais próximos ao colo abertos para dar que essa região aparente ser maior do que realmente é.
Quando fizer questão de apostar na combinação de diferentes cores, atente para não parecer ainda mais baixa. Procure por vestidos que tragam tons vivos para a parte superior e reservem tonalidades mais neutras para a inferior. Para aderir à tendência dos cintos, opte sempre pelos modelos bem finos deste acessório e use-os logo abaixo do busto para aparentar possui pernas mais longas.
É sempre importante saber identificar os tecidos que favorecem o seu tipo de corpo; e, neste caso, os destaques ficam por conta da seda, do algodão, crepe e jérsei. Leves, eles apresentam um caimento fluído que atua positivamente no resultado da produção!
Tubinhos, transpassados, frente-única ou com um corte bem despojado e atual, os vestidos continuam sendo as melhores opções para uma mulher de baixa estatura acertar no seu look! E para garantir o sucesso em dias mais frios, a dica é combinar uma meia-calça com o sapato ou saia para criar a ilusão de pernas mais amplas.
Para aquelas que adoram vestidos longos, mas não sabem como usá-los, vale ressaltar que essa não é uma das melhores peças para criar um efeito alongado, mas eles podem ser usados por você sim! Quando for escolher o seu, opte por modelos com decote tomara que caia e no formato “A” em cores sólidas como o preto, verde oliva, roxo e marrom. Nesse caso procure por modelos mais soltos e fluidos. Use-os com sapatos de salto. Quem tiver pernas bonitas e esguias pode abusar dos curtos; já quem tem coxas muito grossas, quadril largo ou está acima do peso, pode optar por modelos que fiquem na linha do joelho ou um pouco mais acima. Deve-se evitar qualquer tipo de peça que seja ampla demais. Novamente, os retos são os mais indicados, como os vestidos tubo.
As peças de cintura alta dão a impressão de pernas mais longas, consequentemente verticalizando a silhueta. Mulheres com bastante busto devem preferir os modelos que ficam exatamente na linha da cintura, já as de busto menor podem subir um pouco mais. Peças de cintura alta não ficam bem em abdomens salientes, pois marcam demais. Mulheres acima do peso devem evitar peças como essas. Na parte de cima, peças sem alça, blazeres, casacos e blusa na altura dos quadris valorizam o corpo. Os looks monocromáticos são perfeitos para alongar o corpo, bem como os decotes em V. É importante evitar estampas muito extravagantes e grandes; as listras verticais são clássicas para deixar a silhueta alongada, e ainda disfarçam os volumes horizontais do corpo.
As saias devem ser em comprimentos mais curtos ou, quando longas, com finalização próxima ao tornozelo – aproximadamente quatro dedos acima é a medida ideal! Para criar essa ilusão de pernas maiores os cortes retos ou em um leve evesê são fundamentais, principalmente para os modelos encurtados.Volumes, tamanhos médios ou que tragam a cintura marcada podem dividir o corpo; o que enfatiza a baixa estatura; portanto, esqueça-os! 

Calças


O ideal é utilizar calças do tipo skinny, justas ao corpo pois elas alongam o corpo. Evite calças largas principalmente na bainha, pois diminui a silhueta. Se usar calças jeans, prefira os de lavagem escura. Se usar com um sapato de salto terá o mesmo efeito.
O ajuste de seu jeans é muito importante . Não importa que tipo de jeans que você escolher na loja, certifique-se encaixar corretamente em torno de sua cintura e na perna. Muito apertado irá dar uma indesejável sensação de "embalagem a vácuo", tornando o visual vulgar. Muito folgado dará uma aparencia de desleixo

O que vestir quando se é pequena?

Quando se é pequena, a tendência é sempre usar roupas que alonguem a silhueta.  
A primeira regra é nunca vestir roupas que são maiores que você, pois fica um visual bem esquisito e não vai aumentar o seu tamanho.
Segundo, não compre roupas maiores que você, evitando fazer ajustes e cortar bainhas e barras. Uma vez que os modelos são grandes, cortá-los nem sempre resulta em um lado positivo, ainda mais quando há muitos botões e bolsos, como o exemplo de calças jeans. 
Muitas tendências podem ser interpretadas em acessórios e peças do vestuário. Portanto basta adicionar alguns acessórios-chave para atualizar o seu estilo e ficar de bem com a próxima temporada.
Outra regra a seguir é nunca comprar peças com grandes estampas ou com riscas horizontais, pois alonga o corpo horizontalmente aparentando uma estética bem mais avantajada. O ideal sempre é apostar em looks monocromáticos onde não haja quebras no visual.

Desabafo!!!!


Ser uma mulher pequena pode, por muitas vezes, tornar-se numa verdadeira dor de cabeça, quando se trata de encontrar o vestuário adequado.Essas mulheres muitas vezes são esquecidas por possuírem tamanhos diferentes, como ombros menores, cinturas finas, pernas curtas, punhos e pés pequenos. 
 Até pouco tempo, os dias de compra - tão adorados pelo público feminino - poderiam se transformar em verdadeiras tragédias na vida dessas mulheres. Tendo de recorrer, freqüentemente, para a moda infantil, as petite tinham como a solução para seus “problemas” o trabalho de costureiras que desenvolviam peças exclusivas sob as suas próprias medidas. É lamentável, mas é verdade: os fabricantes de roupas em geral, não servem para "tamanhos especiais".  Estes são tipicamente definidos no mundo da moda como "petite" e "plus" (tamanhos grandes), respectivamente.  A razão é puramente econômica, já que o tamanho médio é mais propenso a vender do que os tamanhos especializados que vestem poucas mulheres.
Agora a indústria da moda e lojas especializadas em mulheres de pequenos portes estão percebendo a importância do direito do vestuário e estão fazendo peças que se encaixam perfeitamente para este tipo de público.
Claro que não vamos encontrar essas lojas em qualquer lugar e nem com muita freqüência, mas em comparação com os anos anteriores esse mercado tem crescido muito e promete deixar as mulheres muito mais bonitas e elegantes.
A novidade é que atualmente alguns designers se preocupam em atender essa parcela da população, elaborando coleções inteiras desenvolvidas sob uma tabela de medidas que se encaixa no corpo dessas consumidoras. Já é possível, então, encontrar marcas especializadas e sessões de grandes empresas que direcionam seus produtos para atender suas necessidades.

O que é Petite Wear?

Petite Wear é uma tendência de moda que está se desenvolvendo na Europa e nos EUA. São roupas de tamanhos especiais para mulheres adultas de estatura baixa e mignon (1.40m a 1.60m de altura) com os tamanhos 0 ao 14 para os Estados Unidos e 28 ao 42 para o Brasil. É um mercado que produz não apenas roupas mas também sapatos e acessórios para este público específico. Aqui no Brasil, esse conceito ainda é muito vago. O que enncontramos são roupas produzidas sob medida e não uma produção em escala industrial voltada para esse público-alvo. Existe lá fora uma publicidade e divulgação bem grande sobre este grupo específico com dicas sobre o que vestir, maquiagem, cabelo, as últimas tendências de moda, etc. Procurando na internet encontrei raríssimos blogs que fazem referência a esse público específico e por isso decidi criar esse blg para sanar esta launa. Espero que eja de algma ajuda!